sábado, 24 de setembro de 2011

RISCOS AMBIENTAIS

Classificação dos riscos

Os RISCOS AMBIENTAIS são classificados tecnicamente como:

Riscos Físicos: são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Riscos Químicos: são identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias compostos ou outros produtos químicos.

Riscos Biológicos: estão associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de microorganismo.

Riscos Ergonômicos: estão ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rigido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turnos e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.

Riscos de Acidentes: são muito diversificados e estão presentes no arranjo físico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação, máquina e equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

O Mapa de Riscos

O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É a representação gráfica dos riscos por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização.

É um instrumento participativo, elaborado pelos próprios trabalhadores e de conformidade com as suas sensibilidades. O Mapa de Riscos está baseado no conceito filosófico de que quem faz o trabalho é quem conhece o trabalho. Ninguém conhece melhor a máquina do que o seu operador.

Informações e queixas partem dos trabalhadores, que deverão opinar, discutir e elaborar o Mapa de Riscos e divulgá-lo ao conjunto dos trabalhadores da empresa através da fixação e exposição em local visível. Serve como um instrumento de levantamento preliminar de riscos, de informação para os demais empregados e visitantes, e de planejamento para as açoes preventivas que serão adotadas pela empresa.

Obejetivo do Mapa de Riscos

Reunir as informações básicas necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho na empresa, e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e a divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Beneficios da adoção do Mapa de Riscos

* identificação prévia dos riscos existentes nos locais de trabalho aos quais os trabalhadores poderão estar expostos.
* conscientização quanto ao uso adequado nas medidas e dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
* redução de gastos com acidentes e doenças, medicação, indenização, substituição de trabalhadores e danos patrimoniais.
* facilitação da gestão de saúde e segurança no trabalho com aumento da segurança interna e externa.
* melhoria do clima organizacional, maior produtividade, competitividade e lucratividade.

Elaboraçao do Mapa de Riscos

São utilizadas cores para identificar o tipo de risco, conforme e tabela de classificação dos ricos ambientais. A gravidade é representada pelo tamanho dos cículos.

* Círculo Pequeno: risco pequeno por sua essência ou por ser risco médio já protegido.
* Círculo Médio: risco que gera relativo incômodo mas que pode ser controlado.
* Círculo Grande: risco que pode matar, mutilar, gerar doenças e que não dispõe de mecanismo para redução, neutralização ou controle.




 TABELA DE RISCO AMBIENTAIS

ETAPAS DE ELABORAÇÃO

1- Conhecer o processo de trabalho do local avaliado:

* os trabalhadores - número, sexo, idade, queixas de saúde, jornada, treirnamento recebido.
* os equipamentos, instrumentos e materiais de trabalho.
* as atividades exercidas.
* o ambiente.

2- Identificar os agentes de riscos existentes no local avaliado, conforme a tabela de
classificação dos riscos ambientais.

3- Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficacia referente a:

* proteção coletiva;
* organização do trabalho;
* proteção individual; e
* higiene e conforto: banheiro, lavatórios, vestiários, armários, bebedouros, refeitórios, área de lazer.

4- Identificar os indicadores de saúde:

* queixas mas frequentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos ricos;
* acidentes de trabalho ocorridos;
* doenças profissionais diagnosticadas; e
* causas mais frequentes de ausência ao trabalho.

5- Elaborar o Mapa de Riscos, sobre uma planta ou desenho do local de trabalho indicado através do círculo:

* o grupo a que pertence o risco, conforme as cores classificadas;
* o numero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo;
* a especificação do agente (por exemplo: amônia, ácido clorídico; ou ergonômico - repetitividade, ritmo excessivo) que deve ser anotado também dentro do círculo; e a intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamandos proporcionalmente diferentes dos círculos.

Se houver na empresa uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, esta deverá auxiliar os trabalhadores na elaboração do Mapa de Riscos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho