sábado, 22 de outubro de 2011

O que é um extintor?

O QUE É UM EXTINTOR?

Um extintor é um equipamento que contem um agente extintor (produto cuja acção provoca a extinção) no seu interior, que pode ser projectado ou dirigido sobre um incêndio por acção de uma pressão interna, com o fim de extinguir um fogo na sua fase inicial. Pode transportar-se e utilizar manualmente.

Carga: é o produto de agente extintor que contem.

Tempo de descarga: é o período durante o qual tem lugar a projecção do agente extintor sem que haja interrupção, estando a válvula totalmente aberta e sem ter em conta o gás residual. Alcance médio: é a medida sobre o solo, desde o orifício de projecção e o centro do local onde cai o agente extintor.

Em função do peso do equipamento, os extintores podem ser:

Portáteis manuais: aqueles cujo peso total não exceda os 20 kg.
São os equipamentos mais simples que se podem utilizar no combate a um incêndio.
Têm uma capacidade limitada de agente extintor e, em consequência, a sua capacidade e potencial também é limitada.

Móveis sobre rodas: montados num suporte com rodas para transporte, pode ser movido por uma ou mais pessoas.

CONTEÚDO DE UM EXTINTOR!

Água: é o agente extintor mais antigo. Apaga por esfriamento, absorvendo o calor do fogo e evaporando-se. A quantidade de calor que absorve é muito grande. É mais eficaz se for empregue pulverizada, pois evapora-se mais rápidamente dado que absorve mais calor. É muito eficaz para apagar fogos sólidos, Classe A.

Espuma: É uma emulsão de um produto espumífero em água. Apaga por sufocação, ao isolar o combustível do ambiente que o rodeia, exercendo tambem acção refrigerante devido à água que contém. Utiliza-se em fogos sólidos e líquidos, Classe A e B.

Anidrido carbónico – CO2: é um gás em estado líquido a pressão elevada. Ao descarregar o extintor e em contacto com o ar ambiente, solidifica parcialmente em forma de flocos de neve, daí que se chamem a estes; extintores de “NEVE CARBÓNICA”. Apaga por sufocação, reage com o oxigénio do ar e produz arrefecimento.

Pode asfixiar se a concentração for acima de 12% no ar. É ineficaz em espaços abertos! Emprega-se para apagar fogos sólidos e líquidos, Classe A e B.

Pós Químicos secos: são pós de sais químicos de diferente composição. Decompõem-se por acção do calor, combinando-se com os produtos de decomposição do combustível, cortando a reacção em cadeia.

Normal: sais de sódio ou potássio combinados com outros compostos para dar fluidez e estabilidade. São apropriados para fogos líquidos e gases, Classes B e C.

Polivalentes: têm como base fosfatos de amónio, e resinas termoplásticas e são apropriados para fogos líquidos e sólidos, Classes A e C podem ser utilizados em fogos de Classe B, embora seja menor a eficácia.

Pó Químico tipo D: têm como base cloreto de potássio, grafite e resinas, só pode ser utilizado em metais, existem 20 tipos. É de descarga lenta; extinção lenta; só é eficaz aplicado a curtas distâncias; requer equipamento especial e pessoal especializado. Classe D (produtos específicos).

*Derivados Halogenados: são produtos químicos resultantes de hidrocarbonetos halogenados. Comportam-se em relação ao fogo de modo idêntico aos pós químicos secos, apagando por rotura da reacção em cadeia. Empregam-se em fogos sólidos e líquidos, Classes A e B.

*O Protocolo de Montereal assinado em Setembro de 1987, regulamenta a produção e o consumo de substâncias químicas capazes de enfraquecer o Ozono. A revisão deste protocolo em Novembro de 1992 proíbe definitivamente a produção do Halon desde Janeiro de 1994, mas não a sua utilização (gestão de stock). Todavia a produção pode ser autorizada no caso de abastecimento de instalações ditas essenciais para a saúde, segurança ou para a sociedade. Daí a referência a este produto!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho