quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tipos de Ruído>Fontes de Ruído

São muitas as razões para a existência de poluição sonora. Nas grandes cidades, o trânsito é o grande causador dos ruídos. As características dos veículos barulhentos são o escape furado ou enferrujado, as alterações no silenciador ou no tubo de escape, as alterações no motor, os maus hábitos ao conduzir, acelerações, travagens bruscas e o uso excessivo da buzina. Mas como sabemos o transito não é o único causador de ruídos. Outros exemplos são as diversas construções e obras que se espalham pela cidade, locais de grande afluência publica, e até mesmo edifícios de utilidade publica como hospitais e escolas, que não asseguram de modo eficaz o isolamento sonoro adequado. >ver quadro resumo

Qual o nível de ruído que faz um camião? Isso depende muito do quão longe nós estamos e se estamos por trás de alguma barreira. Muitos outros factores o nível sonoro e os resultados das medições. Para explicar como esta variação surge é preciso considerar como o som é emitido da fonte, como ele viaja pelo ar, e como ele chega ao receptor.

Os factores mais importantes que afectam a propagação do som são:
. Tipo da fonte
. Distancia da fonte
. Absorção atmosférica
. Vento
. Temperatura
. Obstáculos, tais como barreiras e edifícios
. Absorção do solo
. Reflexões
. Humidade

Para uma conclusão eficiente dos resultados das medições sonoras, estes factores devem ser considerados. Normalmente as legislações especificam condições para cada factor.

Tipos de Ruído

Em casa, ou no trabalho, é frequente lidarmos com ruídos de ventilação por exemplo que só nos incomodam quando operam de uma forma intermitente por exemplo. O nosso ouvido reconhece informações nos sons que ouvimos, e as informações que nos incomodam são ruídos. O ruído tem características próprias que nos incomodam, que é o seu timbre e alterações no nível sonoro. Dependendo destas e de outras características, o ruído vai ser diferente. Os diferentes tipos de ruído requerem diferentes tipos de estratégias na sua medição.

Ruído Continuo O ruído continuo é produzido por máquinas que funcionam sem interrupção. A medição do ruído pode ser feita com equipamento normal (sonómetro manual).

Ruído Intermitente Quando máquinas operam em ciclos ou quando por exemplo algum veículo passa por nós, o nível de som aumenta e diminui rapidamente. O ciclo de tempo em que o ruído aumenta pode ser medido da mesma forma que o ruído continuo, no entanto o período de tempo desse ciclo deverá ser apontado. No caso de tratar da passagem de um veículo (o qual é chamado de evento), o valor máximo registado também deverá ser apontado. A medição de um numero de eventos semelhantes deverá ser feito para estabelecer uma média.

Ruído Impulsivo O ruído provocado por explosões ou impactos, é chamado de ruído impulsivo. É breve e abrupto. É um tipo de ruído que pode provocar grandes danos e que é bastante incomodativo. Para medir este tipo de ruído, poderá ser feita a diferença entre a resposta "slow" e "fast" do sonómetro, assim como deverão ser apontados a média de repetições dos impulsos (nº de explosões p.e. em determinado tempo).

Identificação das fontes de ruído
Ao avaliar o nível sonoro de uma fonte específica como por exemplo de uma fábrica, existem sempre diferentes tipos de fontes a considerar.

Ruído Ambiente
É o ruído provocado por todas as fontes juntas - ruído da fábrica, do tráfego, dos pássaros, da agua.. etc.

Ruído Específico É o ruído da fonte que se pretende medir, ou investigar. É um dos componentes do ruído ambiente.

Ruído residual / ruído de fundo Este ruído é composto pelos elementos do ruído ambiente que não são ruídos específicos. É perceptível quando o ruído específico é suprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho