Brinquedos : 14 de novembro de 2011

Crianças são muito curiosas: isso todo mundo sabe. Mas essa curiosidade pode acabar levando a diversos acidentes indesejados. Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, no Brasil, mais de 100 mil crianças vão para hospitais por conta de acidentes domésticos.
A maioria deles – como sufocamento, quedas, afogamento e queimaduras, por exemplo – pode ser evitada se os pais, ou responsáveis, prestarem atenção em pequenas coisas dentro de casa.
Como todo cuidado é pouco, separamos para você algumas dicas de como se prevenir em situações comuns do dia a dia. As dicas foram baseadas na cartilha “Segurança Infantil”, desenvolvida pela ONG Criança Segura em parceria com o Inmetro. Confira!
Tomadas
- Já percebeu como tomadas são próximas das crianças? Sem proteção alguma e pertinho do chão, elas são alvo fácil para causar um belo choque elétrico. Para prevenir, cubra todas as tomadas.
Escadas
- Uma boa dica para evitar quedas é equipas as escadas de dentro e fora da residência com portõezinhos. Assim o pequeno não poderá subir ou descer sem a sua permissão e supervisão.
Quinas
- É comum termos quinas pontudas em degraus de escadas, mesas e outros móveis de fácil contato da criança.
Janelas e varandas
- Sempre utilize telas de proteção para evitar quedas. Evite também que móveis fiquem próximos a esses locais. Algumas crianças podem tentar escalá-los e cair por acidente na janela próxima.
Produtos de limpeza
- Mantenha-os fora do alcance de crianças, preferencialmente em armários trancados. Isso também vale para medicamentos, vitaminas, produtos de higiene pessoal e qualquer outro material que ofereçam perigo de intoxicação e possam ser facilmente ingeridos.
- Fósforos e isqueiros também deve ser mantidos longe de crianças e longe de produtos inflamáveis.
- Sacos plásticos também devem ser guardados em locais seguros, para evitar risco de sufocamento.
Na cozinha
- Mantenha gavetas sempre fechadas e objetos pontiagudos fora do alcance de crianças.
- No fogão, dê preferência pelas bocas traseiras e sempre deixe os cabos das panelas virados para dentro.
- Evite utilizar toalhas debaixo das panelas, quando colocadas na mesa. Crianças podem puxar a pontinha da toalha e derrubar todo o conteúdo sobre elas.
No banheiro
- É importante sempre manter a tampa do vaso fechada. Pode parecer besteira, mas crianças pequenas podem se afogar com apenas 2,5 cm de água. Colocar um grampo para lacrar o vaso já resolve o problema.
- Deixe sempre o chão do banheiro limpo e seco, para evitar escorregões. Além disso, sempre supervisione o banho de seus filhos. Além disso, sempre teste a temperatura da água com o dorso da mão. Temperaturas elevadas podem causar a queimaduras graves.
Objetos pequenos
- Outro fator importante para se ter atenção é com relação aos brinquedos utilizados pelas crianças. Brinquedos pequeninos são bastante perigosos, causando grande risco de engasgamento. Uma dica bem bacana para verificar se o brinquedo é seguro é utilizar o miolo do um papel higiênico.
- A garganta de uma criança pequeno é mais ou menos daquele tamanho. Se o brinquedinho passar por entre o vão do rolo, então é sinal de que também poderia ser facilmente engolido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário