segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Riscos Ambientais - Classificação

|

classificação dos riscos ambientaisA classificação dos riscos ambientais é dada pela Portaria Nº. 25 de 29 de Dezembro de 1994, através da sua Tabela I. Estes Riscos foram divididos em 5 grupos distintos com cores padronizadas, no intuito de facilitar a visualização e identificação pelo trabalhador, sendo eles: Riscos Físicos (verde), Riscos Químicos (vermelho), Riscos Biológicos (marrom), Riscos Ergonômicos (amarelo) e Riscos de Acidentes (azul).



Riscos Físicos
São agentes de risco que se propagam por meio físico, causadores em potencial de doenças ocupacionais.
Ruído: reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com consequências imprevisíveis psicossomáticos. De modo geral, quanto mais elevado os níveis encontrados, maior o número de trabalhadores que apresentarão início de surdez profissional e menor será o tempo em que este e outros problemas se manifestarão.
É aceito ainda que o ruído elevado influa negativamente na produtividade, além de ser frequentemente o causador indireto de acidentes do trabalho, quer por causar distração ou mau entendimento de instruções, quer por mascarar avisos ou sinais de alarme.
Vibrações: as vibrações podem ser divididas em duas categorias: vibrações localizadas e vibrações de corpo inteiro. (Ex. trabalho com britadeira, etc.).
Radiações Ionizantes: oferecem sério risco à saúde dos indivíduos expostos. São assim chamadas, pois, produzem uma ionização nos materiais sobre os quais incidem, isto é, produzem a subdivisão de partículas inicialmente neutras em partículas eletricamente carregadas.
As radiações ionizantes são provenientes de materiais radioativos como é o caso do raio gama (g), ou são produzidas artificialmente em equipamentos, como é o caso dos raios X.
Radiações Não Ionizantes: são de natureza eletromagnética e seus efeitos dependerão de fatores como duração e intensidade de exposição, comprimento de onda de radiação, região do espectro em que se situam e etc.(ex. solda elétrica, etc.).
Temperaturas Extremas (Frio ou Calor): as temperaturas extremas são as condições térmicas rigorosas, em que são realizadas diversas atividades profissionais, seja em ambiente quente ou frio (Ex.: trabalho de abastecimento de forno a lenha, trabalho realizado no interior de câmaras frigoríficas).
Pressões Anormais: as pressões são encontradas principalmente em trabalhos submersos (Ex.: mergulho para manutenção de plataformas de petróleo, etc.).
Umidade: as atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores.
Riscos Químicos
São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores, podendo ser absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas (pela pele) ou através de ingestão. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa.
Riscos Biológicos
São micro-organismos causadores de doenças com as quais pode o trabalhador entrar em contato, no exercício de diversas atividades profissionais.
Vírus, bactérias, parasitas, fungos e bacilos são exemplos de micro-organismos aos quais frequentemente ficam expostos médicos, enfermeiros, funcionários de hospitais, sanatórios e laboratórios de análise biológicos, lixeiros, lavradores, tratadores de animais, trabalhadores de curtume e de estações de tratamento de esgoto, etc. (Ex.: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela, HIV, etc.).
Riscos Ergonômicos
São aqueles relacionados com fatores fisiológicos e psicológicos inerentes à execução das atividades profissionais. Estes fatores podem produzir alterações no organismo e estado emocional dos trabalhadores, comprometendo a sua saúde, segurança e produtividade.
Exemplos: iluminação inadequada, levantamento e transporte manual de pesos, movimentos viciosos, trabalho de pé, esforço físico intenso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, desconforto acústico, desconforto térmico, mobiliário inadequado, etc.
Riscos de Acidentes
São qualquer circunstância ou comportamento que provoque alteração da rotina normal de trabalho com potencial de causar acidente.
As condições ambientais relativas ao processo operacional, como por exemplo, procedimentos inadequados que envolvam a manipulação de materiais perfuro-cortantes, cilindros de gases comprimidos soltos e sem a proteção da válvula, máquinas desprotegidas, ferramentas inadequadas, etc., são chamadas de riscos de acidente.
CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS RISCOS OCUPACIONAIS EM GRUPOS DE ACORDO COM A SUA NATUREZA E A PADRONIZAÇÃO DAS CORES CORRESPONDENTES.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho