quinta-feira, 24 de maio de 2012

Título da postagem


Zero Acidentes

Qual a diferença entre sinalizar e isolar uma área ou atividade?

Maxwell Souza
cones de sinalização      Já vi muitos profissionais novatos, e até mesmo veteranos, da área de Segurança do Trabalho se confundirem (que é natural) quanto ao uso da sinalização ou do isolamento de uma atividade ou risco para os trabalhadores. Há situações que devemos apenas sinalizar quando não há nenhum risco para a saúde dos trabalhadores como, por exemplo, colocar cones de sinalização para um estacionamento provisório. Caso contrário, além de sinalizar com cones precisamos isolar a área para que os trabalhadores não se acidentem. Podemos citar, por exemplo, uma vala, uma escavação, uma atividade, etc.
       Para reforçar e evitar acidentes temos a necessidade de colocar placas de advertência para informar o risco para os transeuntes. Essas placas são variadas e depende muito do risco ou atividade que se quer bloquear; seja um isolamento da atividade, um risco de queda, uma pintura no solo e assim por diante. 

fita zebrada      Antes eram usadas fitas zebradas para isolar uma determinada área. O problema é que quando havia atividade com uso de máquinas que produzem faíscas estas acabavam por queimar a fita; deixando o local sem isolamento. Uma outra dificuldade da fita é a facilidade de ser rompida pela ação do vento ou até mesmo pelos trabalhadores. O lado bom da fita zebrada é o seu baixo custo, facilidade de transporte e isolamento em curto tempo. 
corrente de isolamento      As correntes de material plástico são mais resistentes, contudo mais caros. São duradouras e não há risco de rompimento. Se isto acontece, como a corrente é de encaixe pode ter seus elos ligados novamente. Serve para isolamentos duradouros e resiste a intempéries.
      Isolamento (correntes) e sinalização (cones e/ou placas de advertência) são muitos solícitas nas Análises Preliminares de Riscos - APR. Pelo menos em quase todas as APR´s que lí há solicitação desses materiais para a atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho