sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SEGURANÇA DOS OLHOS

Proteção dos olhos de Controle de Infecção

óculos indiretamente ventilados
trabalhadores usando uma viseira, um capacete de soldagem, um par de óculos de sombra, e óculos de segurança
Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a proteção de olho para uma variedade de configurações de exposição potenciais, onde os trabalhadores podem estar em risco de contrair doenças infecciosas através da exposição ocular. Este documento fornece informações e detalhes específicos sobre proteção dos olhos que podem ser usados ​​para complementar as recomendações de proteção previstas no olho atuais de infecção CDC documentos de orientação de controle. Destina-se a familiarizar os trabalhadores com os vários tipos de óculos de protecção disponíveis, suas características e sua utilização aplicável. Trabalhadores devem compreender que a prescrição de óculos e lentes de contato regulares não são consideradas de proteção ocular.
As doenças infecciosas podem ser transmitidas através de vários mecanismos, entre os quais são infecções que podem ser introduzidas através das membranas mucosas do olho (conjuntiva). Estes incluem vírus e bactérias que podem causar conjuntivite (por exemplo, adenovirus, herpes simplex, Staphylococcus aureus) e vírus que podem causar infecções sistémicas, incluindo vírus transmitidos pelo sangue (por exemplo, hepatite B e C, vírus de vírus da imunodeficiência humana), vírus de herpes, e rinovírus. Os agentes infecciosos são introduzidos no olho diretamente (por exemplo, respingos de sangue, gotículas respiratórias geradas durante a tosse ou aspiração) ou de tocar os olhos com os dedos contaminados ou outros objetos.
Proteção dos olhos fornece uma barreira para materiais infecciosos que entram no olho e é frequentemente usado em conjunto com outros equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, batas e máscaras ou respiradores.
 
Quais os tipos de proteção para os olhos deve ser usado?
A proteção ocular escolhida para situações específicas de trabalho depende das circunstâncias da exposição, outros EPI utilizado, e as necessidades de visão pessoal. Há grande variedade de tipos de óculos de protecção e de selecção apropriado deve ser baseado num certo número de factores, os mais importantes dos quais é a natureza e extensão do perigo. Protecção para os olhos devem ser confortáveis ​​e permitir a visão periférica suficientes e deve ser ajustável para assegurar um encaixe seguro. Pode ser necessário proporcionar vários tipos, estilos e tamanhos. Seleção de óculos de proteção adequado para uma determinada tarefa deve ser feita a partir de uma avaliação de cada atividade, incluindo os requisitos regulamentares quando aplicável. Essas avaliações de risco exigem uma compreensão clara das tarefas de trabalho, incluindo o conhecimento das rotas potenciais de exposição e as oportunidades de exposição na tarefa avaliados (natureza e extensão do contato do trabalhador). Relatórios de incidentes de exposição deve ser revista para identificar os incidentes (ou não infecção ocorreu) que poderiam ter sido evitadas com o uso adequado de óculos de proteção.
 
Dispositivos de proteção comuns oculares são as seguintes:

Óculos

Devidamente equipado, indiretamente ventilada com revestimento * óculos de um fabricante anti-fog fornecer a proteção para os olhos mais confiável prática de respingos, sprays, e gotículas respiratórias. Novos estilos de óculos pode fornecer propriedades de fluxo de ar melhor indiretos para reduzir a obscuridade, bem como uma melhor visão periférica e mais opções de tamanho para óculos de proteção apropriados aos diferentes trabalhadores. Muitos estilos de óculos de proteção se ajusta adequadamente sobre os óculos de prescrição com lacunas mínimas. No entanto, para ser eficaz, óculos deve caber confortavelmente, em especial dos cantos dos olhos do outro lado da testa. Embora altamente eficaz como proteção para os olhos, óculos não fornecem proteção respingo ou spray para outras partes do rosto.
* Diretamente óculos ventilados pode permitir a penetração de projeções ou respingos, portanto, indiretamente óculos ventilados ou não ventilados são os preferidos para o controle de infecção.

Shields rosto

As viseiras são comumente usados ​​como uma alternativa de controle de infecção para óculos. ** Ao contrário de óculos de proteção, protetor facial também pode fornecer proteção para outras áreas faciais. Para oferecer melhor proteção para os olhos e rosto de respingos e sprays, uma viseira deve ter coroa e queixo proteção e envolvem o rosto, a ponto de o ouvido, o que reduz a probabilidade de que um respingo poderia ir ao redor da borda do escudo e chegar os olhos. Protetores faciais descartáveis ​​para pessoal médico feitos de filmes leves que estão ligados a uma máscara cirúrgica ou ajustar frouxamente ao redor do rosto não deve ser invocado como proteção ideal.
** Em uma exposição a substâncias químicas ou ambiente industrial, Ecrãs faciais devem ser utilizados, além de óculos de proteção, não como um substituto para óculos (ANSI Z87.1-2003 Prática de olho ocupacional e educacional e proteção facial).

Óculos de segurança

Óculos de segurança fornecem proteção contra impactos, mas não fornecem o mesmo nível de respingo ou gota de proteção como óculos e geralmente não deve ser usado para fins de controle de infecção.

Full-face Respiradores

Completos respiradores elastoméricos peça facial e movidos respiradores purificadores de ar (PAPRs) são projetados e usados ​​para proteção respiratória, mas devido ao seu design aliás fornecer proteção para os olhos altamente eficaz também. Seleção deste tipo de EPI deve ser baseada em uma avaliação do risco respiratório em uma situação de controle de infecção, mas também irá fornecer, como um benefício adicional, proteção para os olhos ideal.
 
Que a proteção de olho está disponível para usuários de lentes de prescrição?
Muitos óculos de segurança ou Plano (sem prescrição médica) óculos de segurança caber confortavelmente sobre óculos rua e pode fornecer proteção satisfatória sem prejudicar o ajuste do óculos de grau. Óculos de segurança corretivos com proteção lateral estão disponíveis, mas não protegem contra salpicos ou gotas, bem como óculos de proteção. Insere prescrição especiais estão disponíveis para óculos. Quando a pressão elastomérico facial integral negativo (ou seja, não ligado) respiradores ou apertadas respiradores purificadores de ar motorizados (PAPRs) são indicados para proteção respiratória, estes dispositivos requerem apropriadas inserções de prescrição para evitar comprometer a vedação em torno do rosto; PAPRs projetado com solto -montagem ou peças faciais com capuzes que cobrem completamente a cabeça eo pescoço podem ser mais confortáveis ​​para os usuários de lentes de prescrição.
As lentes de contato, por si só, não oferecem proteção controle de infecção. No entanto, as lentes de contacto podem ser usados ​​com qualquer um dos dispositivos de protecção dos olhos, incluindo recomendados full-face respiradores. Fale usuários de lentes devem aderir rigorosamente as orientações lavar as mãos ao inserir, ajustar ou retirar as lentes de contato.
 
Que combinação de proteção para os olhos e outros EPI deve ser usado?
Proteção dos olhos deve ser selecionada no contexto de exigências de uso de outros EPI. Óculos de segurança pode não se encaixar corretamente quando utilizado com certos meia-cara respiradores, e de forma semelhante, protetores faciais podem não se encaixar corretamente em alguns respiradores. Uma vez que os requisitos de EPI foram estabelecidas para a situação específica de controle de infecção, o PPE seleccionado deve ser pré-testado para assegurar o ajuste apropriado e protecção, quando utilizado como um conjunto. Elastomérica, facial integral respiradores e movidos respiradores purificadores de ar (PAPRs) têm a vantagem de fornecer proteção para os olhos aliás ideal. Em situações em que todas as combinações de PPE não estar facilmente disponíveis para os trabalhadores, a selecção judiciosa de complementar PPE é importante para permitir a protecção adequada.
 
Como deve ser a proteção de olho potencialmente contaminado ser removido?
Proteção dos olhos deve ser removido por manipulação apenas a parte do equipamento que protege o dispositivo para a cabeça (ou seja, os templos de plástico, banda elástica, laços), já que este é considerado relativamente "limpa". A frente e os lados do dispositivo (ou seja, óculos de proteção, protetor facial) não deve ser tocado, pois estas são as superfícies mais susceptíveis de se tornarem contaminados por sprays, espirra, ou gotículas durante o atendimento ao paciente. Não descartável protecção para os olhos deve ser colocada num receptáculo designado para a limpeza e desinfecção subsequente. A seqüência de remoção EPI deve seguir um regime definido que deve ser desenvolvida pela equipe de controle de infecção e levar em consideração a necessidade de remover outros EPI (ver colocação e remoção PPE ).
 
Outro trabalhador pode reutilizar minha proteção para os olhos?
Os óculos descrito acima geralmente não é descartável e deve ser desinfectados antes da reutilização. Sempre que possível, cada trabalhador deve ser atribuído a sua / seu próprio olho proteção para garantir o ajuste apropriado e para minimizar o potencial de expor o portador seguinte. Um recipiente rotulado para proteção dos olhos usada (potencialmente contaminados) devem estar disponíveis na sala de change-out/locker PS. Proteção dos olhos depositados aqui podem ser coletados, desinfetados, lavados, e depois reutilizada.
 
Como deve ser desinfetado proteção para os olhos?
Saúde de definição de procedimentos específicos para a limpeza e desinfecção dos equipamentos utilizados cuidado paciente deve ser seguido para reprocessamento de dispositivos de proteção reutilizáveis ​​olho. Os fabricantes podem ser consultados por sua orientação e experiência na desinfecção de seus respectivos produtos. Dispositivos de protecção dos olhos contaminados devem ser reprocessados ​​numa área onde outros equipamentos suja é tratado. Protecção para os olhos devem ser fisicamente limpo e desinfectado com o desinfectante hospitalar designado, enxaguadas e secas ao ar. Devem ser usadas luvas durante a limpeza e desinfecção desses dispositivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalhar em Segurança em Atmosfera Explosivas

Ar Comprimido

Analise de Segurança do Trabalho